Queenstown, a cidade dos esportes radicais
- 1797 Views
- joaquimnery
- 8 de outubro de 2011
- 4
- Destaques Nova Zelândia Oceania
Finalmente chegamos a Queenstown, a cidade dos esportes radicais. A última cidade dessa nossa estadia na Nova Zelândia e a mais esperada. Queenstown fica na parte norte do Lago Wakatipu, na Ilha do Sul.

O marco maior da cidade é a cadeia de montanhas Remarkables, que lhe serve de moldura. A cidade surgiu na época da corrida do ouro na Nova Zelândia, na década de 1860.

Hoje é uma cidade cheia de imigrantes e turistas. Como todas as cidades da Ilha do Sul, Queenstown é pequena e vive da fama de ser a capital mundial dos esportes radicais. Foi aí que surgiu o Bungee Jumping como esporte radical onde o aventureiro salta de grandes alturas amarrado pelos pés em cordas elásticas. Esses saltos eram praticados por povos polinésios, mas se tornou esporte na Nova Zelândia.

A nossa primeira aventura em Queenstonw foi um passeio de Jet Boat no Rio Shotover. Chegar até lá já é uma grande aventura, pois a estrada que desce o canyon do rio é muito estreita e perigosa, só passa um carro e mesmo assim em alguns momentos, parte da roda fica pendurada no despenhadeiro.

Quando chegamos ao rio pegamos o Jet Boat. Um barco que anda em altíssima velocidade e passa por corredeiras muito rasas. A sensação é que o barco anda por cima das pedras, ele é impulsionado por um jato de água ne não possui hélices.

Os jet boats foram desenvolvidos na Nova Zelândia, para atender aos fazendeiros e criadores de ovelhas , que precisavam percorrer grandes fazendas em áreas montanhosas e passaram a subir os rios com esses barcos.

Os pilotos são especialistas e fazem, a todo momento, manobras radicais para impressionar. Não existe sensação de insegurança, mas a “adrenalina” é ótima.

As atividades radicais estão presentes em todos os locais da cidade, uma das opções é subir de gôndola até o Bob’s Peak, até 730m de altura e lá de cima temos uma bela vista da cidade.


Do Bob’s Peak, podemos ver os esportes aéreos sendo praticados, como o parapente, asa-delta e vôo de para-quedas.

Parte da montanha pode ser percorrida na volta, em carrinhos de rolimã.

Outra opção turística de Queenstown é um passeio de barco pelo Lago Wakatipu, no barco Earnslaw. Um barco a vapor movido a roda que funciona com todo o requinte necessário.

No segundo dia em Queenstown fizemos um passeio de quadriciclo nas áreas de montanha nos arredores da cidade. Foi uma experiência interessante pela paisagem bonita dos arredores da cidade, apesar do guia-motorista maluco que nos acompanhou.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (4)
joaquimnery
08 nov 2011Obrigado. Estamos agora colocando alguns posts sobre uma viagem que fizemos à Turquia e à Grécia. Continue acompanhando
joaquimnery
08 nov 2011Obrigado. Continue acompanhando. Estamos agora postanto uma viagem que fizemos à Turquia e à Grécia.
joaquimnery
12 out 2011Grande Oscar. Que bom que você gostou do blog. Continue acompanhando que têm viagens bacanas. Um abraço.
oscar
11 out 2011Querido professor, vejo que sua expecialidade e pré- dileção por geo-TURISMO; inclusive estás se tornando um PHD …parabéns, espero ter a oportunidade de fazer-mos umas aulinhas out-door pelo planeta…hehehe