Sidi Bou Said, a Cidade das Janelas Azuis
- 2726 Views
- joaquimnery
- 24 de novembro de 2010
- 7
- África Destaques Travessia do Atlântico Tunísia
02.04.2009
Chegamos a Tunis, capital da Tunísia às 7h e saímos rapidamente para uma excursão, pois a parada em Tunis era muito curta.

A Tunísia é um país de origem árabe localizado ao norte da África, fazendo divisa com a Argélia e com a Líbia. Foi colonizado pela França e possui dois idiomas oficiais: o árabe e o francês.

Tunis está situada num grande golfo no Mar Mediterrâneo, o Golfo de Tunis. É uma cidade moderna com cerca de 1,2 milhões de habitantes. Fica ao lado do antigo sítio arqueológico de Cartago. Viveu, portanto momentos áureos no passado, durante o domínio marítimo de Cartago e durante o Império Romano.

A primeira visita do tour foi no sítio arqueológico de Cartago, onde paramos para fotos nos antigos portos púnicos, fizemos um passeio panorâmico naquele sítio, de onde os navios cartagineses saiam para o comércio no Mar Mediterrâneo.
Seguimos para as Termas de Antonino. Um impressionante sitio arqueológico Romano em ruínas, mas que nos dá uma idéia da grandiosidade do passado. As termas eram um verdadeiro palácio do prazer, com saunas seca e a vapor, piscinas, fontes, mosaicos e salas de massagens.

Seguimos para Sidi Bou Said. É um bairro pitoresco com uma grande quantidade de casas cúbicas brancas e com portas e janelas azuis.

Possui uma vista maravilhosa da baía de Tunis e é um local fundamentalmente turístico.

As compras continuam sendo o lado desagradável dos países muçulmanos. Negociações de preços e pressão dos vendedores tiram o estímulo do viajante.

Compramos canecas e uma tela de um artista tunisiano premiado chamado Andolsi.
Seguimos para o Museu Nacional de Cartago onde existem esculturas gregas e romanas, sarcófagos romanos e mosaicos, além de, mais uma vez uma belíssima vista da Baía de Tunis.

Voltamos para o navio, onde subimos num camelo no cais do porto e a chuva estragou, um pouco o entretenimento dos tunisianos.
O navio partiu às 14h.
À noite fomos ao cassino pela primeira vez, onde ganhei U$ 50,00 e participamos de uma serenata no deck 7.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (7)
joaquimnery
09 jan 2016Obrigado Ingrid. Que bom que você gostou. Uma honra para mim.
Ingrid Barbosa
08 jan 2016Vi a exposição no Shopping Bahia com as fotos do projeto “Um pouquinho de cada lugar” essa semana. Brilhante trabalho, principalmente por notar detalhes com significados profundos dos locais registrados. A foto da porta azul de Sidi Bou Said me chamou atenção pela história que eu conhecia das portas azuis. Inclusive, fiz um comentário em meu blog (https://meulugarnomundo.wordpress.com/2016/01/08/302/).
meu lugar no mundo
08 jan 2016[…] Nery se impressionou com as casas na encosta de Sidi Bou Said com portas e janelas azuis (clique aqui para ver o relato em seu […]
KK
30 nov 2010Hummm, obrigada pelas dicas.
Catiane Oliveira
30 nov 2010Sinto vontade de pegar um mapa qdo leio seu post!!!
Aprendo muito por aqui!!
joaquimnery
30 nov 2010OI Karina, Nunca fiz a viagem no trem Rovos, mas tudo que li a respeito recomenda bastante. Já estive na África do Sul por duas vezes e o país é encantador. Cape Town, Garden Rout, Port Elisabeth, Durban, Johannesburg, Pretória, Sun City, o Kruger Park e as reservas privadas de Sabi Sabi e Mala Mala, são lugares imperdíveis.
Karina
28 nov 2010Nery,
Você já fez o passeio de trem “Rovos”? Aquele da África do Sul? http://www.rovos.com/
Se fez, tem alguma dica? Qual o melhor período do ano, etc?