A CACHOEIRA DO MOSQUITO NA CHAPADA DIAMANTINA

23 de junho de 2015

Nesse segundo dia na Chapada Diamantina, saímos pela manhã para conhecer a Cachoeira do Mosquito, localizada a 40 km de Lençóis. São 20 km de asfalto e mais 20 km de estrada de barro. Para ir ao Mosquito pegamos a estrada secundária que sai de Lençóis em direção à BR 242. Chegando lá, viramos à direita, no sentido da BR 116 e rodamos mais 9 quilômetros, quando entramos na estrada de barro à esquerda.

O início da trilha para a Cachoeira do Mosquito.

São mais 20km de estrada de barro até chegar à fazenda onde fica a Cachoeira do Mosquito. Depois que estacionamos o carro, seguimos por uma trilha fácil, de aproximadamente meia hora. Depois a trilha desce para a base da cachoeira. O caminho é simples para se chegar até o local do banho.

A trilha para a Cachoeira do Mosquito é fácil.

Tomamos um banho de água gelada. Dá para ficar debaixo da cachoeira. Ainda existe um pequeno poço, onde se pode relaxar. Todo o esforço vale a pena.

A água é gelada, mas vale a pena.

Depois do banho de cachoeira, dá para relaxar no poço que fica na base.

A Cachoeira do Mosquito é uma atração que vem sendo visitada há muito pouco tempo, na Chapada Diamantina. Há aproximadamente 3 anos, quando foi aberto o acesso. Fica numa propriedade privada, portanto é preciso pagar um ingresso de R$10,00 por pessoa para ir até lá. Normalmente é pago numa agência de turismo em Lençóis, mas caso alguém chegue por aí, de forma desavisada, pode pagar o ingresso na cancela de acesso à trilha.

A Cachoeira do Mosquito.

Existe um excelente mirante, na parte alta, de onde podemos ter uma vista espetacular da Cachoeira do Mosquito.

A vista do mirante é encantadora.

Voltamos para Lençóis e fomos almoçar, no excelente restaurante, Cozinha Aberta. O letreiro na porta destacando, “Slow Food”, já deixa o cliente prevenido, pois o serviço pode demorar, mas vale muito a pena. O prato que escolhemos foi uma “Roupa Velha com purê de banana-da-terra”. Dos Deuses.

O excelente restaurante Cozinha Aberta.

A "Roupa Velha" dos deuses.

A “Roupa Velha” dos deuses.

À noite fomos para a praça da cidade onde as fogueiras e fogos comemoravam o São João. A festa em Lençóis é calma e bastante típica, sem os grandes shows, como acontecem em outras cidades do interior da Bahia. No dia seguinte voltamos para Salvador.

A festa em Lençóis é calma e bastante típica.

Esse post foi publicado em Bahia, Brasil e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para A CACHOEIRA DO MOSQUITO NA CHAPADA DIAMANTINA

1. Rodolfo disse:

Fui com minha esposa no restaurante
    Cozinha Aberte e comemos o prato
    roupa velha, realmente muito bom!

2. Republicou isso em @NaChapadaDiamantinae comentado:
    Cachoeira do Mosquito

3. joaquimnery disse:

Camila,

Saindo de Lençóis em direção a Salvador, você segue por aproximadamente 9 quilômetros e depois vira à esquerda, numa estrada de barro, por mais 9 quilômetros até chegar na fazenda onde fica a Cachoeira do Mosquito. Existem placas de sinalização, mas o ideal é ir com um guia que você contrata em Lençóis mesmo.

Um abraço.

4. Camila disse:

Parabéns pelo post, Joaquim Nery!
    Conseguiu me deixar com muita vontade de conhecer a cachoeira do Mosquito!
    Estou indo para a Chapada agora no reveillon, minha primeira visita ao parque. Mas estou com dificuldade de localizar onde fica a Cachoeira do Mosquito. Voce poderia me passar com mais detalhes a localização?

Grata
    Camila Passos

5. vivaldo barreto disse:

Maquinífico, assim vamos vendo as maravilhas do nosso mundo,com os documetários do fotográficos de Joaquim Nery Filho. Parabéns pelas as fotos.

6. joaquimnery disse:

Obrigado Maria Celeste. Continue acompanhando o blog.
    Um abraço.

7. maria celeste cunha disse:

E assim, com um “pouquinho de cada lugar”, vamos conhecendo o mundo com os excelentes documentários fotográficos de Joaquim Nery Filho. De novo os meus parabéns.