Durban, o maior porto da África
- 1344 Views
- joaquimnery
- 26 de fevereiro de 2021
- África África do Sul Super Destaque
02 de julho de 1995
Durban
Estávamos em Durban, na costa leste da África do Sul, na orla do Oceano Índico, na área da Província de Kwazulu Natal. Após o café-da-manhã, saímos para um city tour, onde tivemos uma visão panorâmica da cidade. Durban não é um dos destinos turísticos mais importantes da África do Sul, mas estava em nosso roteiro como um ponto de partida para a viagem que nos levaria aos Parques Nacionais. É a terceira maior cidade do país, com aproximadamente 4 milhões de habitantes na sua região metropolitana, perdendo para Johanesburgo e Cidade do Cabo.

O maior destaque de Durban fica para as suas belas praias urbanas, com águas quentes, o que é uma raridade no país. Fomos visitar o maior porto da África do Sul e de todo o continente africano. Durban sempre teve um papel de importante entreposto comercial, desde os tempos da Grandes Navegações. Vasco da Gama passou por Durban na sua viagem para as Índias, no dia 25 de dezembro de 1497, por isso a província recebeu o nome de Natal.

Passamos pelo belo campus Universitário, pelo Jardim Botânico e pelo Mercado Indiano. Durban sofre uma grande influência da cultura indiana, pois recebeu muitos imigrantes na segunda metade do século XIX, quando foram construídas as principais ferrovias do país. O Mercado destaca-se pelas especiarias e artesanatos indianos. No final do tour ficamos no maior Shopping Center de Durban onde fizemos algumas compras de lembranças para o Brasil e depois seguimos a pé para o hotel que ficava relativamente próximo ao Shopping.

As piscinas públicas de Durban
À tarde fomos conhecer as piscinas públicas e gratuitas da orla de Durban, localizadas num grande complexo de parques, usados intensamente pela população local. Um dos destaques da cidade. As belas piscinas e o parque estavam muito bem cuidados e isso nos impressionou bastante. Seguimos caminhando até os píeres da orla e depois fomos assistir a um show nos aquários do Sea World, que fica nesse mesmo complexo de piscinas.

À noite escolhemos um bom restaurante indiano. O Saaigries. A comida típica da Índia estava excelente, porém bastante apimentada. A influência indiana em Durban é tão grande, que o hindi é o terceiro idioma mais falado na cidade.

Diferente da Rota Jardim, de onde tínhamos vindo, em Durban, existe predominância da população negra. Aí também os contrates sociais são mais visíveis. Muitas pessoas pobres circulando pelas ruas. Problemas de uma grande metrópole, que não tínhamos visto ainda na costa sul por onde passamos. É um importante destino turístico para a população sul-africana.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.