LEÕES, LEOPARDOS E BABUÍNOS
- 1803 Views
- joaquimnery
- 23 de julho de 2013
- 2
- África Destaques Tanzânia
23 de junho de 2005
Em nosso último dia de safari no Serengeti vimos uma grande quantidade e tipos diferentes de animais. As grandes manadas de zebras, gnus, búfalos, girafas e todos os tipos de antílopes atraem para o Serengeti uma grande variedade e quantidade de predadores. Os leões estão entre os mais importantes são os verdadeiros “Reis da Savana”.

Normalmente os leões vivem em grupos que podem chegar até 40 indivíduos, formados por um macho dominante, várias leoas e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado com os filhotes. O macho é quem demarca o território e defende o grupo contra ataques de outros leões e/ou outros animais, mas pode caçar também se for necessário. Como são muito pesados, não são tão ágeis quanto as fêmeas.

Os leões podem ficar até 20 horas por dia em repouso para poupar energia. O índice de sucesso em caças é de apenas 30%, por isso quando têm sucesso, podem comer excessivamente para armazenar mais energia. Podem viver até 30 anos, mas a idade média é entre 10 e 15 anos. É o segundo maior felino do planeta, perdendo apenas para o tigre. Chega a pesar até 250 kg, apesar de já terem sido identificados animais de até 300 kg. Normalmente não sobem em árvores. No Serengeti, porém existe uma subespécie em que as fêmeas costumam descansar nessas posições. Isso é raro.

São excelentes caçadores, usam estratégias específicas e táticas de emboscada para cada tipo de presa. Normalmente não atacam o homem, a não ser em casos extremos de desequilíbrio ou em situação de perigo. O caso mais famoso de leões devoradores de homem aconteceu no Quênia em 1898, quando dois machos solteiros, com cerca de 3 metros de comprimento mataram cerca de 140 pessoas em menos de um mês. Esta história foi contada no filme “A Sombra e a Escuridão”.

Outro exímio predador do Serengeti é o leopardo. Bastante veloz, chega a desenvolver 50 km/h, ao caçar costuma levar as presas para o alto de uma árvore, onde se protege de outros concorrentes de carcaças, como os leões e as hienas.

Pertence ao grupo dos “big five”, os cinco animais especiais dos safaris africanos, leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Medem até 1,65m de comprimento e chegam a pesar 90 kg. As fêmeas são menores que os machos.

Nos safaris fotográficos encontramos muitos babuínos. São macacos das savanas, que passam a maior parte do tempo no chão. Vivem em grandes grupos comandados por um único macho dominante.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
28 nov 2016Olá João.
É muito simples. O ideal é ficar hospedado em um dos lodges que existem por aí.
joao gomes
24 nov 2016como posso visitar o parque?