Chegando a Washington e entendendo a cidade
- 2022 Views
- joaquimnery
- 3 de abril de 2016
- América Destaques Estados Unidos da América
22 de março de 2016
Em março de 2016 fizemos uma viagem para os Estados Unidos, num roteiro desenvolvido pela Agência Via Alegria. A proposta inicial era passar uma semana em Nova York, mas decidimos ampliar a viagem em mais três dias para incluir Washington no roteiro, que já era um desejo antigo.

Pegamos um voo da American Airlines de Salvador para Miami, com uma conexão para Washington. A American Airlines disponibiliza para o Brasil e sobretudo para o Nordeste, algumas aeronaves antigas e desconfortáveis, mas o voo estava vazio, o que possibilitou uma viagem um pouco melhor. Durante a viagem, tivemos a notícia de que a American Airlines iria suspender os voos diretos que realizava, entre Salvador, Recife e Miami, em função da crise econômica em nosso país. Uma péssima notícia para quem já tinha tão poucas opções. Chegamos em Washington no Aeroporto Ronald Reagan, o aeroporto que atende aos voos domésticos da cidade.

A cidade de Washington é a capital dos Estados Unidos, fica próxima à costa leste do país, no Distrito de Columbia, que foi criado especificamente para sediar o governo americano, entre os estados de Maryland e de Virgínia. Possui hoje uma população de pouco mais de 600 mil habitantes. O Distrito de Columbia é formado pela cidade de Washington e áreas ao redor. É como o Distrito Federal, no Brasil. Esse é o motivo de as referencias da cidade serem sempre Washington DC (Distrito de Columbia).

Washington é um destino turístico importante, atraindo milhões de visitantes por ano, sobretudo americanos, das mais diversas regiões do país. Para nós, brasileiros, não é uma das cidades mais visitadas do país. Temos outras prioridades que vêm antes de Washington, como: Nova York, Miami, Orlando, Las Vegas e São Francisco.

A história da ocupação americana nesta região onde hoje em dia está situada a cidade de Washington, data do início do século XVII, quando o capitão inglês, John Smith, aquele mesmo do filme “Pocahontas”, entrou pelo Rio Potomac e fundou uma das colônias inglesas nas Américas. A Pocahontas existiu mesmo. Era filha de um cacique local.

Como nos Estados Unidos, os estados têm uma grande autonomia, a presença da capital em qualquer uma das cidades já existentes daria um poder excessivo ao estado onde a sede do governo viesse a funcionar. A solução foi a criação do Distrito de Columbia como um novo estado que iria sediar a capital. A cidade de Washington foi construída para encontrar um meio termo na disputa de poder entre as colônias do norte e do sul do país. A localização numa posição intermediária atendia a esses objetivos. Somente foi inaugurada em 1800.

Washington teve um papel fundamental durante a Guerra Civil americana, por estar localizada exatamente na divisa entre os estados do norte e do sul dos Estados Unidos. Durante a guerra, a cidade cresceu bastante e saiu dela fortalecida como a capital do país.

Hoje é uma cidade planejada, com avenidas largas e muito bem sinalizadas. Vive sobretudo dos organismos governamentais e dos negócios relacionados com governos e empresas do mundo inteiro e o governo americano.

Washington também é um museu a céu aberto, pois a cidade possui uma grande quantidade de monumentos e memoriais que contam pelas ruas, a história dos Estados Unidos. Todos os grandes fatos da história americana e das suas variáveis internacionais estão simbolizadas em monumentos por toda a cidade.

Chegamos a Washington e fomos direto para o Hotel Grand Hyatt, um excelente hotel e com uma localização espetacular. Deu para conhecer a cidade, as suas principais atrações turísticas e fazer quase tudo, a pé.

Chegamos no início da tarde, pedimos uma indicação ao “concierge” do hotel e fomos andando até o Zaytinia, um restaurante grego/turco, de culinária “fusion”, localizado a 5 minutos do Grand Hyatt. Uma excelente surpresa para quem estava chegando. O Zaytinia está entre os dez melhores restaurantes de Washington. Possui um ambiente alegre e descontraído e um atendimento muito bom.

- Aeroporto Ronald Reagan
- American Airlines
- Capitólio
- Distrito de Columbia
- Estados Unidos
- Estados Unidos da América
- Estados Unidos das Américas
- Hotel Grand Hyatt
- Joaquim Nery
- John Smith
- Maryland
- Memorial a Lincoln
- Miami
- Nery
- Nova York
- Pocahontas
- Rio Potomac
- Um Pouquinho de Cada Lugar
- Via Alegria
- Virgínia
- Washington
- Washington DC
- Zaytinia
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.