O Centro Histórico de Oaxaca
- 1915 Views
- joaquimnery
- 31 de dezembro de 2019
- 2
- América Destaques México
O Museu das Culturas de Oaxaca
06.11.2019
Estávamos fazendo um city tour pela cidade de Oaxaca de Juarez, no sul do México. A região é bastante impactada pelas culturas indígenas do país, em especial pelo que restou da civilização Zapoteca. Seguimos até o Museu das Culturas de Oaxaca no Centro Cultural do Convento de Santo Domingo de Guzman. O museu é imperdível.

Possui uma coleção de achados arqueológicos encontrados nas cidades pré-colombianas de Oaxaca. É possível identificar uma linha do tempo entre os achados arqueológicos, desde as manufaturas mais simples até as mais sofisticadas.

Muitas das peças foram retiradas das ruínas de Monte Alban, a mais importante cidade Zapoteca da região. Alguns objetos trabalhados em jade, alabastro, obsidiana e ouro. As peças de ouro estão entre as mais bem trabalhadas a América Pré-colombiana.

Além do Museu, o Centro Cultural do Convento de Santo Domingo possui uma biblioteca colonial espetacular e um belo jardim botânico nos arredores.


A Igreja de Santo Domingo de Guzman
A Igreja de Santo Domingo é a mais importante da cidade. Possui uma fachada simples, mas o interior é exuberante, com entalhes barrocos feito em gesso e madeira, folheados a ouro.


Encerramos o tour na Igreja e seguimos para o centro de Oaxaca. Paramos para lanchar no Berlina, um lugar charmoso no centro histórico da cidade.

Continuamos a pé pelo centro histórico e passamos por inúmeras galerias de arte e lojas de artesanato. A cultura de Oaxaca é muito rica e isto está representado nas vitrines das lojas do centro.

Os Alebrijes
Os Alebrijes são artesanatos típicos do México, em especial dessa região de Oaxaca, que representam animais fantásticos, às vezes reunindo aspectos de mais de um animal. Essas peças chamam a atenção pelas cores exóticas, muitas vezes com tons neon. Ficaram mais famosas ainda quando foram utilizadas no excelente filme da PIXAR, Coco, que no Brasil recebeu o título de Viva a Vida é uma Festa. A Pixar colocou os Alebrijes como animais do inframundo, que fazem parte das ocorrências do Dia dos Mortos.

Jantamos no excelente restaurante Los Danzantes. Esse restaurante nos tinha sido recomendado pelo consierge do hotel, como sendo o melhor de Oaxaca. Essa informação coincidia com a avaliação do Trip Advisor. Desde o primeiro dia que chegamos a Oaxaca, tentamos uma mesa, mas não havia disponibilidade. Já estávamos desistindo, quando resolvemos arriscar mais uma vez. Deu certo. Conseguimos uma mesa e confirmamos a qualidade do Los Danzantes. Excelente, com uma comida bem elaborada e uma decoração encantadora.

Saímos do Restaurante Los Danzantes e seguimos andando até o Zócalo de Oaxaca. A cidade estava em festa. Havia um baile público no meio da rua e foi emocionantes ver a população local dançando no meio da praça. As mulheres ficavam sentadas nas cadeiras ao redor e os homens vinham tirá-las para dançar. Pareciam adolescentes empolgados em busca de uma namorada. Eram idosos de idades variadas.

Leia também:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
01 jan 2020Olá Miguel,
Amamos o México. O período que fomos é impactado pela festa do Dia dos Mortos. Os “Pueblos” ficam mais coloridos e animados. Também vou voltar. Dessa vez fiz da Cidade do México até a Península de Yucatán, dá próxima vez pretendo conhecer a parte norte do país.
Um abraço,
Joaquim Nery
Miguel A. Gonçalves
31 dez 2019Todas estas partilhas de lugares do México estão a deixar-me com uma curiosidade enorme para regressar e visitar locais que não visitei na minha primeira ida! O México é um destino muito completo mesmo!