O Mar do Caribe em Cartagena
- 583 Views
- joaquimnery
- 12 de março de 2023
- América Colômbia Super Destaque
10 de dezembro de 2022
Passeio de lancha para as Ilhas Rosário
Saímos caminhando desde o nosso hotel, o Bantú by Faranda, localizado no interior da Cidade Murada de Cartagena, até o píer de onde saem as lanchas privativas para fazer os passeios pelas Ilhas Rosário. Éramos 4 passageiros (Eu, Mônica, Dr. Nery e Dra. Marise), além de um marinheiro (Salvador) e um ajudante (Wladimir). No píer existe uma confusão enorme, administrada pelos guias e proprietários de lanchas, com as centenas de embarcações que saem levando turistas para as Ilhas do Rosário. É quase um passeio obrigatório para quem visita Cartagena.

O mar de Cartagena
O Mar de Cartagena não tem as águas cristalinas que aparecem nas fotos de divulgação do Mar do Caribe. As praias urbanas possuem águas escuras, em função dos sedimentos vulcânicos existente ali. As Ilhas Rosário São um refúgio mais próximo, onde se encontra o “verdadeiro” Mar do Caribe, com uma cor azul piscina que costumamos ver nas fotografias das revistas de turismo sobre a região.

O píer de Cartagena
Tínhamos contratado um barco com a recepção do hotel. Foi tudo muito fácil, mas quando chegamos no Pier, descobrimos que centenas de barcos estavam fazendo o mesmo programa e uma multidão de vendedores ofereciam o serviço aos turistas que se aproximavam. Impossível ficar de fora. A sensação que temos é de que todo mundo que visita Cartagena, faz esse passeio.

As Ilhas Rosário
São aproximadamente 18 milhas náuticas que separam a Baía de Cartagena do arquipélago das Ilhas Rosário. São 24 ilhas que vistas do alto, lembram um rosário cristão, daí o nome do arquipélago. Algumas delas são muito pequenas e cabem apenas uma casa/hotel/restaurante, etc. Parecem que vão desaparecer na “flor” da água.

O Mar do Caribe
O Mar do Caribe ou Mar das Caraíbas fica ao norte da América do Sul, a leste da América Central e a sul da América do Norte. É um mar semi-aberto, de águas tropicais, também denominado de Mar das Antilhas. A sua interligação com o Oceano Atlântico, do qual faz parte, é feita pelos arquipélagos das Grandes Antilhas (Cuba, Jamaica, Hiapaniola, onde fica o Haiti e a República Dominicana e Porto Rico) e de um grande conjunto de ilhas menores denominadas de Pequenas Antilhas, que se constituem em picos de montanhas submarinas que emergem sobre o oceano.

Banho de mar nas Ilhas Rosário
Circulamos pelos arredores da Ilha Grande, onde fizemos uma parada para um banho de mar com águas mornas e transparentes. Depois seguimos adiante até uma próxima parada, no Restaurante Gente de Mar, onde almoçamos e depois demos mais alguns mergulhos na praia privativa. O banho de mar nessas praias das Ilhas do Rosário é encantador. Tem um azul turquesa que assusta a alma. O problema e que diminui um pouco o prazer do destino é a presença de corais desagregados no piso, misturado com a areia. Isso machuca o pé e gera um desconforto. O ideal seria usar uma espécie de sapatilha para ter mais conforto.

Sufoco na volta para Cartagena
Mais uma hora de banho e voltamos para Cartagena. Na volta, o passeio fica desconfortável, pois as ondas são maiores e o barco chacoalha bastante.

O Restaurante Mar e Zielo
Chegamos em Cartagena, paramos no Píer e seguimos a pé, de volta para o hotel. Demos um mergulho final na piscina, descansamos um pouco e à noite saímos para mais uma experiência gastronômica na cidade. Desta vez fomos ao restaurante Mar e Zielo, são três andares para atendimento em um restaurante transado, com uma bela decoração e uma boa gastronomia.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.