Despedida da Colômbia
- 1525 Views
- joaquimnery
- 19 de março de 2023
- América Colômbia Super Destaque
11 de dezembro de 2022
Gabriel Garcia Márquez X Pablo Escobar
No último dia em Cartagena das Índias, na Colômbia, circulamos pela manhã pelo interior da cidade murada, onde estávamos hospedados. Saímos em busca de uma lembrança de Gabriel Garcia Márquez (Gabu), maior escritor da Colômbia, um dos maiores e mais admirados do mundo e Prêmio Nobel de Literatura em 1982, pelo conjunto da sua obra, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas diferentes.

Queríamos uma estatueta do escritor, não encontramos nenhuma lembrança com a marca de Gabriel Garcia Marques. A única estatueta que encontramos estava trancada numa loja/museu, que se encontrava fechada naquele momento. Encontramos, porém, muitas alusões a Pablo Escobar, traficante colombiano de fama internacional.

O sistema de transporte coletivo de Bogotá
Voltamos ao centro histórico para as últimas fotografias e depois seguimos para o hotel, onde pegamos as malas e partimos para o Aeroporto, localizado praticamente dentro da cidade, onde pegamos um voo de pouco mais de uma hora para Bogotá. Do aeroporto de Bogotá para o centro da cidade, ficamos observando o famoso sistema de transporte coletivo (BRT) que serviu de exemplo para vários outros implantados em cidades dos países do Terceiro Mundo, inclusive no Brasil.

O BRT
O “Bus Rapid Transit”, BRT é um sistema de transporte de ônibus articulados, que circulam por avenidas exclusivas, recheadas de estações de embarque e desembarque implantadas no mesmo nível dos ônibus, tornando as paradas mais rápidas. O BRT de Bogotá chama-se de Transmilênio. É um sistema eficiente que percorre 84 km de vias expressas pela cidade.

O Restaurante Adrés D. C
Seguimos direto para o Hotel de La Ópera, o mesmo que tínhamos ficado, quando estivemos aí, há três dias. Depois de nos hospedarmos no hotel, pegamos um táxi para o famoso e icônico Restaurante Adrés D. C., a versão de Bogotá do Andrés Carne de Rés, um restaurante famoso da cidade de Chia, há 40 km da capital.

As “Zonas” de Bogotá
O Andrés D. C. fica na famosa zona T, moderna e comercial, dentro da Zona Rosa, a mais importante área boêmia de Bogotá, com ruas exclusivas para pedestres, com muitas lojas, restaurantes, bares e boates. Bogotá é dividida em Zonas nomeadas por letras, que fazem parte do planejamento urbano da cidade. Zona G, Zona U, Zona T e Zona Rosa, todas na parte norte da cidade. A Zona G concentra restaurantes de alta gastronomia. A Zona U possui restaurantes mais autênticos e bares transados.

Do Céu ao Inferno no Andrés D. C.
O Andrés D. C. possui 4 andares com uma decoração colorida e extravagante, onde o cliente passa por estágios e experiências diferentes (a Terra, o Céu, o Inferno e o Purgatório). Ficamos no Inferno, o andar mais animado e que traduz melhor o restaurante. Uma banda se apresenta, com músicas colombianas e caribenhas. Grupos circenses fazem performances a todo instante, com malabarismos e convidando as pessoas para dançar e dessa forma animar a noite.

Entradas e drinks no Andrés D. C.
A comida é tipicamente colombiana, com um toque de cardápio internacional. Vale a pena ficar provando as entradas e os drinks produzidos ali. A noite é uma experiência única e maravilhosa.

12 de dezembro de 2022
O Restaurante Origen Bistrô
Esse foi o nosso último dia na Colômbia. Circulando pelo centro histórico da cidade, enquanto aguardávamos a hora de seguir para o aeroporto. Fomos até um centro de artesanato que existe no local. Seguimos para almoçar no Restaurante Origen Bistrô, no centro histórico. Um restaurante comercial, de boa qualidade, que atende ao público que trabalha no centro da cidade.

De volta ao Brasil
Voltamos para o Hotel de La Ópera onde tínhamos conseguido um “late check out” e partimos direto para o Aeroporto, onde embarcamos num voo da LATAM, com destino a São Paulo e conexão para Salvador. O voo de Bogotá para São Paulo tem 5 horas de duração. Tivemos duas horas de conexão e seguimos para Salvador.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.