Deixando Porto Jofre para trás
- 312 Views
- joaquimnery
- 2 de agosto de 2023
- 2
- Brasil Mato Grosso Super Destaque
15 de junho de 2023
De volta à Transpantaneira
Depois de três dias fazendo safaris na região de Porto Jofre, no Mato Grosso, com o objetivo de observar onças-pintadas, começamos a viagem de volta. Porto Jofre fica na ponta final da Estrada Parque Transpantaneira. Pegamos a estrada de volta e os mesmos desafios da ida. Muita lama e atoleiros pela frente. A Estrada Parque, tem 146 km de extensão e cerca de 120 pontes, a maioria delas, de madeira.

Jandaia ou Periquito-rei
O percurso pela Transpantaneira já é um momento especial para observação da fauna do Pantanal. A estrada é um grande aterro, quase em linha reta. Nas laterais, as lagoas são repletas de vida. Os peixes atraem as aves e os visitantes são estimulados a parar para observação e fotografia da vida pantaneira. Encontramos um belo casal de Periquitos-rei ou Jandaia, muito comum em toda a extensão do Pantanal. É uma ave bastante comercializada e comum em cativeiro.

O Tachã
Dentre as aves que encontramos nas margens da estrada, estava uma Tachã ou Anhuma. Uma grande ave, que pode chegar a até 80 cm de altura. Possui uma cor cinza escura.

Encontramos a Comitiva Pantaneira
Na sequência da estrada, encontramos com uma “Comitiva Pantaneira”, que já havíamos cruzado na estrada, três dias antes. Eles ainda estavam conduzindo o gado. Cerca de mil bois que estavam sendo levados por sete dias de viagem. Como vinham em sentido contrário ao nosso, precisamos parar para que os peões organizassem a passagem dos animais.

O jeito de falar do peão Pantaneiro
Enquanto passávamos pela boiada, interagimos com a comitiva e nos deliciamos com o sotaque e jeito de falar do grupo.

Jacarés nas ilhas do Pantanal
Outro destaque da estrada é a grande quantidade de jacarés que existem nas pequenas ilhas que vão se formando na beira do caminho.

Uma parada para o almoço
Paramos numa pousada no meio da estrada para almoçar e daí seguimos adiante em direção à Pousada Piuval.

O Cervo-do-Pantanal
No caminho ainda tivemos a oportunidade para observar um belo exemplar de um Cervo-do-Pantanal. O maior cervo da América do Sul, podendo chegar a 127 centímetros e pesar até 125 quilos. Encontramos um belo macho com chifres ramificados. É um animal solitário e de hábitos diurnos.

A Pousada Piuval
Na segunda metade da tarde chegamos à Pousada Piuval, localizada na parte inicial da Transpantaneira, próxima à cidade de Poconé. É uma das mais tradicionais e conhecidas do Pantanal do Norte, no Estado do Mato Grosso. Fica numa fazenda tradicional do Pantanal, com uma área de 7 mil hectares, com belas paisagens naturais e uma grande diversidade de fauna e flora. A Pousada Piuval possibilita uma das melhores experiências de turismo do Pantanal, com passeios ecológicos de observação da vida selvagem que habita a fazenda.

O Maçarico-real
Antes de finalizar o dia, ainda saímos para tentar encontrar tamanduás e outros animais. Um dos destaques foram os Maçaricos-reais, que ficavam próximos à sede da Pousada.

Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
joaquimnery
03 ago 2023Olá amigo Dibá. Que bom ver que você está acompanhando. Continuamos viajando e contando as histórias.
Um abraço.
Marcelo Dibá
03 ago 2023Ler seus relatos nos dá a sensação de viver esse lugar.