Porto Jofre. Observação de onças-pintadas
- 398 Views
- joaquimnery
- 16 de julho de 2023
- Brasil Mato Grosso Super Destaque
12 de junho de 2023
A Garça-real
No caminho para Porto Jofre, através da Estrada Parque Transpantaneira, continuamos a observar a fauna do Pantanal, sobretudo as aves que ficam na beira dos rios e lagoas. Um dos destaques foi a bela Garça-real. Uma linda ave com penas brancas, cremes e amareladas, com até 60 cm de altura. Possui um bico azul que lhe dá um contraste belíssimo.

Os Cardeais-do-banhado
Seguindo pela estrada encontramos um bando de Cardeais-do-banhado. Um lindo pássaro de cabeça e peito com uma cor vermelho vivo e asas pretas, com até 25 cm de comprimento.

As pontes de madeira
Ao longo da estrada passamos pelas icônicas pontes de madeira da rodovia Transpantaneira. São aproximadamente 120 pontes, sendo 37 de concreto e 83 de madeira, que precisam frequentemente de manutenção. É a estrada com o maior número de pontes do mundo. As pontes são ainda excelentes pontos de observação da fauna do Pantanal.

A deterioração das pontes de madeira
O Estado do Mato Grosso tem um plano para substituir todas as pontes de madeira por pontes de concreto. Esse trabalho está em curso. Muitas dessas pontes estão em estado de conservação muito precária. Alguns dias antes de chegarmos ao Pantanal, uma das pontes, com 75 metros de comprimento, desabou quando estava sendo cruzada por um caminhão.

A Pousada Santa Rosa
Finalmente, depois de 4 horas de viagem e aventuras pela Estrada Parque Transpantaneira, chegamos à Pousada Santa Rosa, o nosso destino na região de Porto Jofre, uma localidade numa curva do Rio Cuiabá. Porto Jofre não é uma cidade nem uma vila. É apenas um marco geográfico na margem do rio. Várias pousadas estão instaladas nesse local e exploram o turismo de observação de animais, em especial, da Onça-pintada, além da pesca esportiva.

Porto Jofre
A região, que pertence ao município de Poconé, é formada por uma natureza quase intocada, bem próxima da divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. É a área de maior concentração de Onças-pintadas do mundo. Chegar aí já é uma aventura pantaneira com excelentes oportunidades para observação da fauna, flora e cultura do Pantanal.

Observação de Onças-pintadas
É o melhor local do mundo para observação de Onças-pintadas. Avistar a Onça em Porto Jofre é relativamente fácil e quase sempre dá certo, até porque, nessa região, elas estão relativamente acostumadas com a presença humana.

O turismo de observação das onças-pintadas
A quantidade de onças do Pantanal tem aumentado, desde que se tornou proibido a caça desses animais e vários programas de conscientização, desincentivando essa prática, foram implantados. O turismo para observação desses animais se tornou uma atividade econômica importante nessa região. Vários hotéis e pousadas desenvolvem essa atividade de turismo de observação das onças-pintadas. A Pousada Santa Rosa é uma dessas, especializadas em safaris fluviais para observação das onças. Na área da pousada existe um campo de pouso que possibilita o acesso ao local, mesmo no período das cheias do Pantanal.

O safari fluvial
Depois de estarmos hospedados na Santa Rosa, saímos à tarde para o primeiro safari fluvial, a bordo de uma lancha rápida com casco de alumínio. O barco sobe o Rio Cuiabá, por uma hora e meia, até encontrar braços de rios e afluentes, nas áreas de maior probabilidade para avistagem de onças-pintadas. O frio estava intenso. Havia chegado uma frente fria que nos surpreendeu.

Os barcos-hotéis
Na mesma região, ficam ancorados vários barcos-hotéis, que se tornam opções de hospedagens alternativa para os programas de pesca e de avistagem da fauna pantaneira. Esses barcos navegam para áreas seguras e de lá saem as lanchas rápidas para complementar o passeio.

Leia mais:
https://umpouquinhodecadalugar.com/brasil/comecando-uma-aventura-pelo-pantanal/
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.