Vale dos Vinhedos, os vinhos brasileiros cada vez melhores
- 1951 Views
- joaquimnery
- 1 de agosto de 2011
- 9
- América Brasil Destaques Rio Grande do Sul
A chuva não deu trégua. Tínhamos preparado um passeio aos Aparados da Serra para conhecer o Canyon do Itaimbezinho, mas o tempo não permitiu.
A solução foi fazermos no primeiro dia em Gramado o passeio para o Vale dos Vinhedos, a 120 Km de Gramado. O caminho é lindo, em cada povoado, uma igrejinha em estilo alemão, com uma torre central bem alta.

Passamos por uma área de colonização alemã com inúmeras vilas charmosas. O principal destaque é a cidade de Nova Petrópolis. Centro de produção, de malharias.

Seguimos até a cidade de Carlos Barbosa, A sede nacional da Tramontina. A empresa surgiu aí, há 100 anos atrás e hoje domina a cidade, como a principal geradora de emprego e de impulsão da economia.

Depois de Carlos Barbosa seguimos caminho e chegamos ao Vale dos Vinhedos. Daí se segue até Garibaldi e Bento Gonçalves. Essa área foi de colonização italiana. No Rio Grande do Sul, os alemães ficaram nas planícies criando gado, enquanto que os italianos foram para as serras para produzir uva e vinhos.

No Vale dos Vinhedos os parreirais dominam a paisagem. No inverno porém, estão secos e desfolhados. Almoçamos no vale, num bom restaurante familiar o Mama Gema. Inúmeras vinícolas se espalham or aí e algumas delas, hoje produzem vinhos com destaque mundial.

Hoje o turismo dos vinhos é forte na região e inclui visitas às vinícolas. Fomos a duas. A Lidio Carraro é uma vinícola pequena e muito charmosa. Eles têm duas áreas de produção de uvas. Uma na região do Vale dos Vinhedos e outra na região de Encruzilhada do Sul, além do paralelo 30º, uma área mais apropriada para a produção de uvas para vinhos.

Na Lidio Carraro participamos de uma degustação, com explicação sobre o plantio e cultivo de uvas para a fabricação de vinhos. Hoje eles possuem vários vinhos premiados internacionalmente e os destaques ficam para o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum, o Grande Vindima Merlot e o Grande Vindima Tannat, uma uva que se adaptou muito bem ao Uruguai e tem na Lidio Carraro, uma das poucas experiências bem sucedidas do Brasil.

Seguimos para a Vinícola Miolo, que fica ao lado da Lidio Carraro. A Miolo é uma das maiores vinícolas brasileiras. Possui uma área de produção no Vale dos Vinhedos e outra na Região do São Francisco.

No Vale dos Vinhedos eles possuem uma superestrutura. Existem visitas guiadas pela área de produção, existem mini cursos para estimular o conhecimento sobre vinhos e depois, claro, a loja para a venda dos produtos.

Aí também na Miolo existem vinhos premiados, de excelente qualidade. Os destaques ficam para o Lote 43 e para o Merlot Terroir, além do espumante Brut Milésime. Aí também é possível fazer a degustação.
Voltamos a Gramado e pegamos muita chuva na subida da serra.
À noite fomos ao restaurante Belle Du Valais, considerado o melhor suíço de Gramado. Pretendíamos comer um fondue. O restaurante foi uma decepção. Grande, tumultuado e com cheiro desagradável. Pareceu meio “turistão”.
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (9)
joaquimnery
09 dez 2014Valeu Giacomo. Boa dica. Excelente restaurante.
Giacomo
08 dez 2014Você não me pediu dicas. O La Caceria é excelente. Desde que abriu!
O ESPETÁCULO DAS HORTÊNSIAS NA SERRA GAÚCHA | Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery
31 mar 2013[…] blog temos outros posts sobre o Vale dos Vinhedos, como esse em destaque. http://joaquimnery.wordpress.com/2011/08/01/vale-dos-vinhedos-os-vinhos-brasileiros-cada-vez-melhore… […]
NATIVITATEN – UM ESPETÁCULO DE ÁGUA E FOGO EM GRAMADO | Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery
13 mar 2013[…] http://joaquimnery.wordpress.com/2011/08/01/vale-dos-vinhedos-os-vinhos-brasileiros-cada-vez-melhore… […]
Claudinha Martins
02 set 2012Estou adorando as dicas!!! Anotando tudoooooo!!!
joaquimnery
04 ago 2011Olá Naia. Adorei as sua informações e vou editar o post para fazer as correções. Fiquei muito impactado com a região, pois tinha estado aí há 21 anos atrás e muita coisa mudou, sobretudo para melhor. Obrigado.
As Crônicas de Naia
04 ago 2011Olá Joaquim!
Muito lindas as fotos que fizeste do Vale dos Vinhedos!
Moro no Vale então, sinto-me no direito de corrigir uma informação: O Vale dos Vinhedos não inicia em Carlos Barbosa. Na verdade, o Vale compreende parte de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e é um roteiro de aproximadamente 30 km apenas. Algumas pessoas se confundem associando o Vale dos Vinhedos com toda a região da Serra Gaúcha, o que é errado!
Apesar de Carlos Barbosa também ter parreirais, o Vale dos Vinhedos, conhecido internacionalmente pela qualidade de seus produtos, compreende as cidades anteriormente citadas apenas.
Parece que não faz diferença, mas faz muita. Apenas leva o nome Vale dos Vinhedos (seja a empresa ou o no rótulo do vinho), o produto cuja qualidade é comprovada. É aquela questão do terroir, das características da terra em que é produzido. Existem outras regras ainda, como a porcentagem mínima de uva que deve ser produzida dentro desses 30 km e assim sucessivamente….
Espero ter ajudado….
Parabéns pelo blog!
joaquimnery
01 ago 2011ESTAVA SENTINDO FALTA DOS SEUS COMENTÁRIOS. QUE BOM QUE VOLTOU
Cati Oliveira
01 ago 2011Quinho, como sempre aprendo um pouco por aqui!! Mto bom o texto.
beijão!