De Ghent para Sint Amands – Dia 3 – 50 Km
- 387 Views
- joaquimnery
- 9 de outubro de 2022
- Bélgica Europa Super Destaque
23 de junho de 2022
Saindo para Sint Amands
No terceiro dia dessa viagem espetacular, de bike, pelos campos da Bélgica e da Holanda, estávamos em Ghent e saímos para mais uma jornada de pedal, com destino a Sint Amands, também na Bélgica. Foram mais 50 km que colocamos no percurso que ao final chegaria a 301 km. Sempre ao final da tarde, nos encontrávamos com o barco/hotel, Magnifique III, onde ficávamos hospedados. A viagem foi prospectada pela agência Via Alegria (www.viaalegria.com.br), de Salvador, numa parceria com a Bike Expedition de São Paulo.

Laarne
Saímos pelas ciclovias dos campos da Bélgica e fizemos uma primeira parada técnica na localidade de Laarne, 11 km a leste de Ghent. Laarne é um pequeno município da região de Flandres Oriental, com pouco mais de 12 mil habitantes. Possui uma bela praça, com esculturas e áreas de lazer, em frente à sua maior atração, o maravilhoso Castelo Van Laarne.

O Castelo Van Laarne
O Kasteel Van Laarne foi construído entre os séculos XII e XVII. Tinha, a princípio uma função militar para a proteção a Ghent, mais tarde foi transformado num belíssimo palácio. A vila de Laarne surgiu, muito provavelmente, dos serviços gerados para o castelo.

O Palácio Castelo
A propriedade passou por várias famílias tradicionais da Bélgica, funcionou como residência de verão, até que finalmente se tornou patrimônio dos condes de Ribaucourt, que doaram o castelo/palácio para a Associação Real de Residências e Jardins Históricos da Bélgica, que hoje fazem a administração do lugar explorando o museu e alugando o espaço para eventos. Visitamos os jardins e a parte externa do Castelo.

Chegando a Dendermonde
Depois de fazer um lanche, ainda em Laarne, seguimos adiante. Atravessamos de balsa o Rio Escalda e partimos com destino a Dendermonde, ainda na região de Flandres Oriental. A pequena cidade que possui pouco mais de 43 mil habitantes, fica na foz do Rio Dender, onde ele se encontra com o Rio Schelde.

A procissão do cavalo gigante Ros Bayard
A cidade é famosa pela festa em homenagem ao cavalo heroico Ros Bayard. O cavalo é o “personagem” principal de uma lenda que diz ter salvado o seu dono e outros três irmãos que estavam sendo perseguidos pela tropa invasora de Carlos Magno. O feito gerou uma festa folclórica que acontece a cada 10 anos, quando o cavalo gigante Ros Bayard de Dendermonde desfila em procissão pelas ruas da cidade, acompanhado por milhares de visitantes e curiosos.

Os cavaleiros do Ros Bayard
Durante a procissão, o gigante Ros Bayard precisa ser cavalgado por 4 irmãos vestidos com armaduras medievais, todos homens e consecutivos, sem que haja nenhuma mulher entre eles. Todos precisam ter nascido em Dendermonde, os seus pais a avós também. Devem ter entre 7 e 21 anos no dia da procissão. Precisam morar em Dendermonde ou nos seus subúrbios.

O belo edifício da Prefeitura
A grande praça de Dendermonde fica no centro histórico. É bonita e cercada por bares e restaurantes. O belo edifício da Prefeitura e Câmara Municipal domina a praça com imponência.

Sint Amands
Seguimos pedalando e deixamos Dendermonde para trás. Fomos até a localidade de Saint Amand, onde encontramos o Magnifique III, o nosso barco/hotel. Foram mais 29 km de bike, totalizando 50 km no dia. Chegamos a Saint Amand no final da tarde, a tempo de assistir a um belo pôr-do-sol, presenteados por um concerto de música clássica que estava acontecendo na praça ao lado do píer, no canal onde o Magnifique III estava ancorado. Sint Amands é uma pequena vila da Valônia, na Bélgica, nos arredores de Bruxelas.

O pôr-do-sol no Magnifique III
Chegamos exaustos, mas com uma imensa sensação de satisfação pelo desafio realizado e meta alcançada. Uma cerveja na chegada, um belo jantar servido pela tripulação e um bom vinho para acompanhar. No quarto dia seguiremos para Antuérpia.

Leia mais:
https://umpouquinhodecadalugar.com/europa/de-bruges-para-ghent-dia-2-58-km/
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.