O Museu do Prado
- 1412 Views
- joaquimnery
- 3 de novembro de 2016
- Destaques Espanha Europa
14.07.2016
Saímos do Museu Rainha Sofia e seguimos andando até o Museu do Prado. Os dois museus ficam na região do Paseo del Prado, muito próximos um do outro. O Paseo del Prado é uma avenida larga, com muita área verde. A principal atração do lugar é o complexo de museus, cujo mais importante é o Museu do Prado.

O Museu do Prado possui a maior coleção do Mundo de pinturas espanholas, com destaque para as obras de Velazquez, El Greco, El Bosco e Goya. Possui também obras importantes de artistas italianos e flamengos, como Rubens. Nos jardins do Museu do Prado aparece uma bela estátua de Velazquez.

O Museu funciona num edifício neoclássico do final do século XVIII, projetado especificamente para esse fim. Foi inaugurado em 1819 para expor as coleções reais de belas artes e peças de decoração. O acervo reflete a importância da família real espanhola naquela época e nos séculos anteriores. No dia em que visitamos o Museu do Prado, estava acontecendo um evento especial em homenagem a um dos maiores artistas presentes no Museu, El Bosco.

El Bosco foi um pintor excepcional. Possuía uma criatividade única. A sua obra, do final do século XV e início do século XVI, permanece com características bastante atuais. Nasceu nos Países Baixos, que na época pertencia à Espanha. Faz parte portanto, do grupo de artistas flamengos do Museu do Prado.

Diego Velazquez é o queridinho do Museu e de toda Madri. Uma das obras primas do Museu do Prado, e sem dúvida a mais procurada pelos visitantes é, As Meninas, de Velazquez, de 1656, que retrata a Infanta Margarita cercada pela sua corte. Todas as lojas de suvenir de Madri têm alguma lembrança com detalhes de “As Meninas”.

Velazquez nasceu em Sevilha e viveu no início do XVII. Foi um dos mais importantes pintores da Espanha. Mestre do barroco e se tornou um artista universal. Passou a vida pintando retratos do rei e da sua família.

Após a visita ao Museu do Prado, seguimos andando para o centro de Madri. Subimos pela Calle San Jeronimo até a Puerta del Sol. No caminho passamos pelo Museu del Jamon, que não é um museu e sim uma loja especializada em venda e degustação de presuntos, uma das iguarias mais típicas da Espanha.

O Presunto Ibérico ou Presunto Pata Negra é o mais procurado e desejado pelos clientes. No Museu del Jamon é possível degustar os produtos no balcão, como um aperitivo. É uma delícia.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.