O Museu Rainha Sofia, em Madri
- 1873 Views
- joaquimnery
- 30 de outubro de 2016
- 2
- Destaques Espanha Europa
13/07/2016
Como tínhamos decidido antecipar a saída de Copenhague, seguimos pela manhã para o aeroporto, onde pegamos um voo da KLM com conexão em Amsterdam e destino final para Madri. Uma hora de voo para a capital da Holanda. Ficamos mais duas horas no aeroporto a espera de uma conexão e na sequência pegamos um voo da Air Europa para Madri com 2:45h de voo.

Chegamos a Madri às 21h e fomos para o excelente Hotel NH Collection, localizado no centro de Madri, em frente à Praça de Netuno.

Colocamos as malas no hotel, onde fomos muito bem atendidos por uma recepcionista brasileira e seguimos para a Praça Sant’Ana, localizada a três quarteirões do nosso hotel. A Praça e as ruas ao redor são cercadas por bares e restaurantes. Por indicação da recepcionista do hotel, escolhemos o Restaurante Lateral, um típico bar/restaurante espanhol, com um público jovem e animado. A especialidade são as deliciosas tapas espanholas. Comemoramos a decisão de mudar o roteiro e nos preparamos para rever Madri.

14.07.2016
Estávamos hospedados no “coração” dos museus de Madri, no Paseo del Prado, e decidimos rever alguns, que são imperdíveis. Começamos pelo Museu Reina Sofia, ou Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, que fica bem perto do hotel, na zona da Estação de Atocha, numa área conhecida como o Triângulo de Ouro da Arte de Madri, que inclui também o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza.

O Museu foi implantado no prédio de um antigo hospital do século XVIII, que foi reformado e deu lugar ao mais importante Museu de Arte Moderna de Madri e um dos mais famosos do Mundo. É dedicado, sobretudo, ao movimento cubista e aos pintores espanhóis da primeira metade do século XX, como Picasso, Salvador Dalí e Miró. A principal atração do Museu é a Guernica, a obra-prima de Pablo Picasso.

A Guernica é uma obra monumental em todos os sentidos, possui mais de sete metros de comprimento. Foi criada por Picasso como um manifesto pacifista, após o bombardeio e destruição da cidade basca de Guernica-Lomo, em 1937, por pilotos nazistas, durante a Guerra Civil Espanhola, sob ordens do General Franco. O bombardeio resultou em um massacre de civis, sobretudo mulheres e crianças.

Picasso foi um dos fundadores do movimento cubista. Os seus trabalhos sugerem formas geométricas e predominam linhas retas. O quadro Guernica de 1937, é uma tela gigante em preto e branco. As expressões de dor e horror fazem da Guernica, uma obra dramática.

O Museu possui um grande acervo de Joan Miró, um mestre do surrealismo e contemporâneo de Picasso e Salvador Dalí. A obra Cabeça e Aranha, de 1925 é uma das mais visitadas.

Salvador Dali está presente em várias obras no Museu. Um dos destaques fica para O Grande Masturbador, de 1929. Uma obra prima do surrealismo de Dalí, que representa um perfil de cabeça humana olhando para baixo, mas com várias interferências. É uma delícia parar em frente a uma obra de Salvador Dalí e ficar descobrindo os detalhes escondidos na pintura.

Em O Grande Masturbador, é possível ver o corpo de uma mulher, cuja boca se encontra próxima ao saco escrotal de uma figura masculina, sugerindo a possibilidade do sexo oral. Muitas das pinturas de Dalí fazem referências sexuais. Um grande gafanhoto pode ser visto na parte de baixo da cabeça.

Nos jardins do Museu Rainha Sofia ainda existem obras de arte que interagem com o restante do Museu, como a bela escultura de Joan Miró denominada de O Pássaro Lunar.

- Air Europa
- Cabeça e Aranha
- Copenhague
- Cubismo
- Espanha
- Guernica
- Guerra Civil Espanhola
- Hotel NH Collection
- Joan Miró
- KLM
- Madri
- Mulher na Janela
- Museu do Prado
- Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
- Museu Rainha Sofia
- Museu Thyssen-Bornemisza.
- O Grande Masturbador
- O Pássaro Lunar
- Pablo Picasso
- Praça de Netuno
- Praça Sant’Ana
- Restaurante Lateral
- Salvador Dalí
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Rita
28 mar 2018Quando estive em Madri, tive a oportunidade de conhecer rapidamente o museu Reina Sofia e fiquei encantada. Pude admirar nos jardins a linda obra de arte, Pássaro Lunar de Miró que realmente é encantadora. Parabéns pela matéria! Você me fez lembrar e sentir saudade dessa cidade borbulhante. Quero voltar à Madri com mais calma para conhecer melhor o triângulo de ouro.Obrigada!
Maria Luíza
31 out 2016Adorei essa matéria pois vou passar por Madri e escolhi o Reina Sophia para visitar Obrigada pelos ricos detalhes!!