A cidade de Beaune na Borgonha e o incrível Hotel-Dieu
- 2848 Views
- joaquimnery
- 24 de maio de 2013
- 2
- Destaques Europa França
O Centro Antigo de Beaune fica dentro da cidade murada de origem medieval, está localizada no coração da Borgonha, formada por uma série de ruas estreitas e tortuosas com muitas caves de vinhos.

As construções antigas com telhados em desenhos geométricos tingidos de amarelo e vermelho são uma característica da cidade.

Iniciamos a visita a Beaune pela Catedral de Notre Dame. Saindo da Catedral fomos até o prédio do antigo Hotel dos Duques de Beaune, com fachada em estilo flamboyant, uma fase do estilo gótico, mais rebuscado que o normal. No Hotel dos Duques hoje funciona a Museu do Vinho.

Para quem visita a Borgonha, passar no Museu do Vinho é imperdível, pois ali está registrado tudo sobre o assunto, desde as área mais favoráveis à produção, as ferramentas e equipamentos utilizados na lavoura e na produção dos vinhos, até as características de aroma e sabor de cada vinho da região.

HOTEL DIEU, O HOSPICES DE BEAUNE
A visita que mais impressiona em Beaune é o fantástico Hotel Dieu, construído em 1443, um antigo hospital construído em meados do século XV para cuidar de pessoas pobres e desamparadas, por um nobre da Borgonha e sua esposa, o casal Nicolau e Guigone Rolin.

O edifício onde funcionou o hospital por mais de mil anos, possui uma arquitetura espetacular. Foi construído em estilo flamengo e o que mais chama a atenção na sua estrutura é o telhado, formado por um mosaico de telhas vitrificadas, com cores bastante vivas.

Hoje o Hospice de Beaune é um Museu. Iniciamos a visita ao Hotel Dieu pela área onde ficavam os doentes no hospital. Tudo está muito bem arrumado e nos dá uma ideia plena de como funcionava na Idade Média.
Acho que todo médico, se algum dia tiver a chance, deveria vir conhecer o antigo Hospice de Beaune. É uma aula de planejamento administrativo, sustentabilidade econômica e perseverança, além de ação humanitária. O casal Rolin conseguiu donativos e os meios para manter o hospital funcionando, mesmo depois das suas mortes. Dentre os donativos, o Hotel Dieu recebeu terras excelentes para a produção de uva e vinhos. Os vinhos “Hospice de Beaune”, são famosos e a sua comercialização ajudou a pagar as despesas do hospital.

Todos os anos, no terceiro domingo de novembro, acontece o grande leilão de vinhos em Beaune, que fortalece a tradição da vinicultura local e os valores arrecadados, são usados em benefício do hospital. Cada vinicultor trás uma garrafa do seu melhor vinho produzido naquela safra, para ajudar na festa. Os valores obtidos pelos vinhos no leilão da nova safra, balizam os preços que terão nos próximos anos.

Ainda na visita do Hospital de Beaune, chama a atenção a cozinha muito bem preservada e com equipamentos e utensílios da época em que o hospital funcionava.

Hoje o Hotel Dieu funciona como um museu, expondo o acervo do antigo hospital, que era rico também em obras de arte. Dentre elas destaca-se o Juízo Final de Rogier Van Der Weyden.

Saímos da visita ao Hotel Dieu e ficamos o resto da tarde passeando pelas ruas da cidade murada de Beaune. À noite fomos jantar no excelente e premiado restaurante Le Bristô de L’Hotel.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Maria de Fátima da Silva.
29 maio 2018Maravilosa cidade amei conhecer e pretendo voltar.
Anônimo
27 dez 2014Parabéns pelo seu post. Realmente a cidade de Beaune é linda, tranquila e com uma excelente qualidade de vida. Sem contar que é o celeiro dos melhores vinhos e excelente gastronomia. Sempre visito, já que tenho parentes afins por lá. Um abraço.