Chenonceau, o Castelo das Sete Damas
- 3922 Views
- joaquimnery
- 15 de maio de 2013
- 2
- Destaques Europa França
Saímos de Tours e seguimos para o Castelo Chenonceau. Muitos dizem que é o mais belo dos castelos do Loire e, de fato, desde a chegada, o Castelo se mostra diferente de tudo que já vimos. Na chegada os jardins já impressionam. Um longo caminho de plátanos, cercado de muita água leva até o sítio do Castelo.

Nos arredores do castelo, belos jardins simétricos compõem o visual, que se completa com o reflexo do Chenonceau nas águas do rio Cher, um dos afluentes do Rio Loire.

O Castelo de inigualável beleza foi construído sobre uma ponte que atravessa o rio, como um capricho dos seus idealizadores. É o segundo castelo mais visitado da França, perdendo apenas para Versalhes. Forma uma imensa galeria com 60 metros de comprimento, construída sobre arcadas.

A história do castelo vem da Idade Média, século XIII, mas a formação atual começou a surgir no século XVI, com Thomas Bohier, Camareiro do Rei Carlos VIII, que o adquiriu em 1513. Thomas Bohier iniciou a construção do Castelo, que teve a supervisão direta da sua esposa Catherine Briçonnet, que iniciou a sina de fazer com que Chenonceau fosse denominado o “Castelo das Sete Damas”, duas das quais foram Rainhas da França. Catherine foi a primeira destas Damas.

A segunda e mais importante das mulheres que ocuparam o Castelo de Chenonceau foi Diana de Poitiers, amante de Henrique II, que recebeu o castelo de presente do seu Rei. Diana cuidou do Castelo como ninguém, foi a verdadeira Senhora do Castelo. Construiu os seus maravilhosos jardins e somente perdeu a propriedade com a morte de Henrique II em 1559.

Com a morte de Henrique II, a viúva e regente da França, Catarina de Médicis, assumiu o Castelo e desalojou Diana De Poitiers. Como não podia despejá-la totalmente, trocou o Castelo de Chenonceau pelo Castelo de Chaumont, onde Diana de Poitiers passou a viver.

Catarina de Medicis passou a ser a terceira Dama de Chenonceau, gastou uma fortuna no Palácio, fazendo reformas e festas espetaculares. Foi Catarina quem construiu a Grande Galeria sobre o Rio Cher, a marca maior do Castelo Chenonceau. Outra “festa de arromba” de Catarina em Chenonceau aconteceu na coroação do seu filho, Henrique III, ao trono da França, quando ela executou a primeira queima de fogos de artifícios no país.

Após a morte de Catarina de Medicis em 1589, o Palácio passou para a sua nora, Louise de Lorraine-Vaudémont, esposa de Henrique III que morreu muito jovem. Com a morte de Henrique III, Louise, a quarta Dama do Palácio, entrou em depressão, passou a usar apenas roupas brancas, decorou o seu quarto com tapeçarias pretas (é assim até hoje) e acabou com as festas do Palácio. Chenonceau passou a viver sobre uma eterna atmosfera de luto.

Gabrielle d’Estrées, amante de Henrique IV, foi a quinta Dama a viver no Palácio, a partir de 1624. Françoise de Lorraine, a Duqueza de Vendôme foi a sexta.

A última grande Dama do Palácio foi Madame Luise Dupin, que trouxe a vida de volta ao Palácio recebendo líderes do Iluminismo como: Voltaire, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau, dentre outros. Conseguiu salvar o Palácio da destruição durante a Revolução Francesa, negociando com os seus líderes.

À noite voltamos para Blois e fomos jantar no excelente e barato restaurante Le Hotel Antique, com um serviço maravilhoso e aconchegante.

- Blois
- Carlos VIII
- Castelo das Sete Damas
- Castelo de Chaumont
- Castelo de Chenonceau
- Castelo de Versalhes
- Catarina de Medicis
- Catherine Briçonnet
- Chenonceau
- Diana de Poitiers
- Duqueza de Vendôme
- Europa
- França
- Françoise de Lorraine
- Gabrielle d'Estrées
- Henrique III
- Idade Média
- Jean-Jacques Rousseau
- Le Hotel Antique
- Louise de Lorraine
- Madame Dupin
- Montesquieu
- Plátanos
- Revolução Francesa
- Rio Cher
- Rio Loire
- Thomas Bohier
- Tours
- Vale do Loire
- Versalhes
- Voltaire
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comments (2)
Oliva Silva
26 maio 2015Muito obrigada Joaquim.
Esse castelo é simplesmente deslumbrante!
Djalma
22 maio 2015MARAVILHOSO