Os glaciares da Nova Zelândia
- 2969 Views
- joaquimnery
- 2 de outubro de 2011
- 1
- Destaques Nova Zelândia Oceania
Na Costa Oeste da Ilha do Sul, próximo da cidadezinha de Franz Josef, aparece o Parque Nacional dos Glaciares, onde fica a maior concentração de glaciares da Nova Zelândia.

A região é muito bonita e tem como pano de fundo as duas maiores montanhas da Nova Zelândia, encravadas nos Alpes do Sul. O Monte Cook, com 3.755m e o Monte Tasman, com 3.498m.

Da região de Franz Josef saem as excursões em direção aos Glaciares. São geleiras residuais dos períodos glaciais antigas. Elas continuam sendo alimentadas pela neve que cai no inverno e compensa o degelo do verão.

As geleiras escorregam pelas encostas das montanhas, provocando erosão e formando vales profundos, em forma de “U” .

Nas laterais dos vales forma-se um acúmulo de pedras que vão se desgarrando pela erosão glacial e são denominadas de morainas.

Uma das maneiras mais interessantes de conhecer os glaciais é voar de helicóptero até o centro da geleira e seguir a pé, fazendo um tracking pelo gelo. Várias empresas de turismo fazem esse passeio com saída a partir de Franz Josef.

Esses passeios são acompanhados por guias e deve-se tomar muito cuidado, pois qualquer passe em falso pode provocar um acidente. O gelo em determinados locais fica completamente azul.

A outra geleira que atrai visitantes na região é o Fox Glacier, que desce das montanhas até áreas de florestas na base das montanhas.

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Analice de Souza Cabral
08 fev 2017Estive no Fox Glacier em janeiro de 2017. É um lugar inesquecível. Vale muito conhecer. Diferente de tudo que ja tinha visto.