Os Cânions de Xingó
- 1013 Views
- joaquimnery
- 31 de maio de 2022
- Alagoas Bahia Brasil Sergipe Super Destaque
16 de março de 2022
A Prainha do São Francisco
Saímos pela manhã para um passeio de lancha na Barragem de Xingó. Esse é o programa mais desejado para quem visita a cidade de Piranhas no sertão de Alagoas ou Canindé de São Francisco em Sergipe. No caminho paramos para fotos na Prainha do São Francisco, na base da barragem de Xingó, a 12 km de Piranhas, onde aconteceu o acidente com o ator da Globo, Domingos Montagner, em setembro de 2016, que morreu afogado enquanto nadava nas águas do Rio São Francisco num intervalo entre as gravações da novela Velho Chico.

O Restaurante Karrancas
São 14 km desde Piranhas ou 6 km desde Canindé do São Francisco, até o complexo turístico do Restaurante Karrancas, onde fica o píer de atracação para as lanchas e catamarãs que fazem o passeio pelo lago de Xingó. O local possui uma excelente infraestrutura que envolve bar, restaurante e vários serviços necessários para os visitantes.

Lanchas e catamarãs
O passeio pode ser feito em catamarãs, com capacidade para até 250 passageiros ou em lanchas privativas de tamanhos variados que podem ser alugadas ali mesmo. A empresa que realiza os passeios é a MFtur, que atua no mercado há mais de 20 anos. O passeio básico segue por uma navegação pelo lago, até a localidade do Cânion de Xingó. São 3 horas de passeio com direito a duas paradas para banho de rio.


Os paredões rochosos coloridos
Alugamos uma lancha privativa e tivemos um passeio mais livre e extenso. Circulamos pela orla do lago admirando os monumentos rochosos que aparecem em vários momentos do passeio. Os paredões rochosos possuem cores diversas, onde predominam os tons amarelados e avermelhados.

A imagem de São Francisco de Assis
No caminho, a imagem de São Francisco de Assis colocada em um nicho natural, passou a ser ponto de peregrinação.

Os cânions de Xingó
Entramos pelos cânions de Xingó e nos aproximamos da localidade de Paraíso Talhado, onde as formações rochosas com milhares de anos ficam ainda mais bonitas. Os paredões gigantes e coloridos criam belas possibilidades para as fotografias e contrastam com a água esverdeada do rio.

As plataformas para banho
O visual é de tirar o fôlego. Paramos para um banho de rio numa das plataformas instaladas pela MFtur, num local cercado, seguro e relaxante. Quando chegam os catamarãs, o fluxo de pessoas aumenta e o local começa a ficar desconfortável.

O Cânion de Paraíso Talhado
Da plataforma, podemos seguir com barcos menores para a Gruta do Talhado. Um local estreito, onde os catamarãs e as lanchas não entram. No interior da gruta, uma áurea de mistério é alimentada pelas pequenas imagens de santos e cangaceiros deixadas pelos visitantes e nativos nas formações rochosas.


As rochas monumentais do Cânion de Xingó
As rochas sedimentares penduradas nas encostas surgiram a partir de um pacote formado por erosão fluvial, eólica e ação do intemperismo. Parecem que foram esculpidas a mão, apresentam formas exóticas, pelas quais são denominadas. Possuem mais de 30 metros de altura em alguns trechos. Os cânions são navegáveis em toda a sua extensão com 17 km de vales fechados.

A Barragem de Xingó
Os cânions ficaram em evidência com a construção da hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, criando um lago que se estende desde a barragem até os limites com a de Paulo Afonso. Possui 65 km de extensão e 170 metros de profundidade em alguns pontos. A largura varia de 50 a 300 metros.

A hidrelétrica de Xingó
A Barragem de Xingó possui 140 metros de altura, foi construída a fim de gerar energia para o complexo da CHESF. Inaugurada em 1994, é a maior de todas as hidrelétricas do complexo, com uma capacidade de 3.162 MW de potência. O seu lago é relativamente pequeno para a quantidade de energia gerada, pelo fato de ter sido construída numa área de garganta do rio.

O Restaurante da Reserva do Castanho
Depois de um banho de rio espetacular, seguimos até o restaurante da Reserva do Castanho, na beira do lago. Um lugar bonito e relaxante, com redes e lounges para descanso, onde almoçamos e em seguida voltamos para o centro náutico Karrancas finalizando o passeio no Lago de Xingó.

O artesanato em Piranhas
Voltamos para a cidade de Piranhas. Paramos numa loja de artesanatos especiais que visitamos no dia anterior e que chamou a atenção pela qualidade dos produtos e por serem, de fato, diferentes dos artesanatos normais que costumamos ver por aí.

O restaurante Nalva, Cozinha Autoral
À noite voltamos ao charmoso centro histórico de Piranhas e jantamos no excelente restaurante Nalva, Cozinha Autoral, com pratos experimentais feitos a partir de produtos do sertão, com muita criatividade. Uma grata surpresa gastronômica na cidade.

- Alagoas
- Bahia
- Barragem de Xingó
- Canindé de São Francisco
- Cânion de Xingó
- CHESF
- Domingos Montagner Filho
- Gruta do Talhado
- Hidrelétrica de Xingó
- Lago de Xingó
- MFtur
- Nalva Cozinha Autoral
- Paraíso Talhado
- Paulo Afonso
- Piranhas
- Prainha do São Francisco
- Reserva do Castanho
- Restaurante Karrancas
- Rio São Francisco
- São Francisco
- Sergipe
- Xingó
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.