A Igreja de La Madeleine e a Delicatessen Fauchon
- 2964 Views
- joaquimnery
- 6 de julho de 2013
- 1
- Destaques Europa França
Caminhar em Paris é uma delícia e nos surpreende a cada esquina. Saímos andando do Museu do Louvre, num frio intenso de “primavera”, passamos pelo Arco do Triunfo do Carrossel que fica em frente ao Museu, na entrada do Jardim das Tulherias e foi construído para homenagear as vitórias de Napoleão Bonaparte de 1807 a 1809.

No alto do Arco existe uma notável quadriga. Uma cópia dos Cavalos de Bronze de Constantino que ficam na parte superior da Basílica de São Marcos em Veneza. Os Cavalos originais (de Veneza), já foram colocados ali quando as tropas de Napoleão voltaram da Primeira Campanha da Itália (1796-1797) e o general (Napoleão Bonaparte) trouxe o tesouro de Veneza como troféu de guerra. Com a derrota de Napoleão em Waterloo, a quadriga foi devolvida à Veneza.

Seguimos pela Rue de Rivoli, onde existem muitas lojinhas de souvenires. Entramos na Place Vendôme, um dos endereços mais exclusivos e caros da cidade. A Praça é simples e charmosa, uniforme e simétrica, cercada por uma série de lojas de grife e joalherias. Se tornou um marco de Paris. Aqui fica o famoso Hotel Ritz, onde estava Lady Di, com o seu namorado Dodi Al-Fayed, antes de fugir dos paparazzi e morrer num acidente trágico logo adiante.

Chegamos à Praça da Igreja de La Madeleine, um ícone da cidade. A Igreja começou a ser construída no final do século XVIII (1764), teve as suas obras paralisadas durante a Revolução Francesa quando chegou a ser um prédio do exército. Foi consagrada como igreja em 1842.

Entre o início da construção e a sua consagração chegou a ser cogitado a sua transformação em banco, bolsa de valores ou teatro. A sua arquitetura é inspirada num templo grego. A igreja em homenagem a Santa Maria Madalena, possui um interior ricamente decorado com belas esculturas douradas e de mármore rosado.

Atrás da Igreja de La Madeleine fica a delicatessen Fauchon, famosa na cidade e bastante procurada por turistas. Especializada em chocolates, patês e outros produtos sofisticados. Uma visita à Fauchon vale a pena inclusive pelos “macarons”, uma espécie de doce tipicamente francês com vários sabores e que é uma febre na cidade.


Voltamos ao hotel e à noite fomos ao excelente restaurante Le Petit Pontoise, com uma cozinha francesa de primeira e um excelente custo-benefício.

- Arco do Triunfo do Carrossel
- Basílica de São Marcos
- Cavalos de Bronze de Constantino
- Delicatessen Fauchon
- Dodi Al-Fayed
- Europa
- França
- Igreja de La Madeleine
- Jardim das Tulherias
- La Madeleine
- Lady Di
- Le Petit Poise
- Macarons
- Napoleão
- Napoleão Bonaparte
- paparazzi
- Paris
- Praça Vendôme
- Quadriga
- Revolução Francesa
- Rua de Rivoli
- Santa Maria Madalena
- Veneza
- Via Alegria
- Waterloo
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
Angela Maria Tavares
15 set 2017Cultura viva! Libertação dos escravos do capitalismo selvagem! Amos París! É a alma do Brasil e do mundo!