Tulum, a cidade Maia a beira mar
- 3516 Views
- joaquimnery
- 14 de abril de 2017
- 1
- México
07 de março de 2017
Seguimos para Tulum
Ainda não estávamos recuperados da maratona que enfrentamos no Carnaval de Salvador e que, praticamente, emendamos com a viagem ao México. Nos dois primeiros dias em Cancun fizemos dois programas prazerosos, porém cansativos. Fomos no primeiro dia a Xcaret e no dia seguinte a Chichen Itzá. Hoje o passeio que havíamos adquirido com a agência de viagens saia às seis da manhã. Desistimos do tour e decidimos dormir até mais tarde. Foi ótimo. Quando acordamos, alugamos um carro com a Alamo, no próprio lobby do hotel e fizemos parte do mesmo programa, que iríamos em excursão. Seguimos para Tulum.

A Riviera Maia
A viagem para Tulum é de aproximadamente 140 quilômetros. Fizemos em duas horas, por uma excelente estrada que passa pela costa sul da Península de Yucatan, na região da Riviera Maia. No caminho, condomínios maravilhosos e imponentes, impressionam. Alguns deles possuem toda a infraestrutura de uma cidade, com escolas, hospitais, etc. É enorme o investimento que foi realizado em toda essa área da Península de Yucatan no sul do México. Dezenas de hotéis gigantescos e muitos parques temáticos, criando conteúdo para receber milhões de turistas por ano, sobretudo americanos, que estão ali ao lado. Dentre os parques, destacam-se Xcaret, Xel-Ha e Xplor, cada um com temáticas e atrativos diferentes.

Arredores de Tulum
Chegamos a Tulum por volta do meio dia. A infraestrutura nos arredores de Tulum é melhor que em Chichen Itzá. Um amplo estacionamento, um grande mercado de artesanato e dezenas de lojas, restaurantes e lanchonetes, ficam na entrada do sítio arqueológico.

A Cidade Murada
Contratamos um guia na entrada das ruínas, para termos mais informações sobre o sítio arqueológico. A palavra Tulum significa, “Cidade Murada”, e os vestígios dos muros que envolviam essa fabulosa cidade Maia ainda aparecem em alguns trechos.

O antigo porto Maia
A cidade de Tulum era um antigo porto Maia, que servia de entreposto comercial entre o Mar do Caribe e as terras do interior da Península de Yucatan. Numa região totalmente cercada por corais, a pequena abertura no canal de Tulum fez a diferença para o desenvolvimento desse centro comercial dos Maias.

A mais fotogênica das cidades Maias
No alto da colina em frente ao mar, numa localização estratégica, aparece o templo principal da cidade, e isso faz de Tulum, a mais fotogênica das cidades Maias.

Partos cesarianos
Dezenas de casas e templos menores, com entalhes esculpidos em baixo relevo, contam um pouco da história da Civilização Maia e nos permite compreender aspectos relacionados à cultura desse povo. Numa dessas casas, dedicada à Deusa da Fertilidade, aparecem alguns entalhes descrevendo partos e nascimentos de crianças. Os Maias já faziam partos cesarianos, muito antes dos europeus. Usavam drogas anestésicas e espinhas de peixe para o corte e costura da pele das mulheres submetidas a esse tipo de cirurgia.

Uma moldura para as ruínas Maias
Seguimos até um mirante no alto da colina de Tulum. É de lá que se tem uma das vistas mais famosas do Caribe. O azul impressionante do mar, servindo de moldura para as ruínas Maias.

De volta a Cancum
Finalizamos a visita à cidade Maia de Tulum e fizemos um lanche por ali mesmo, em seguida voltamos para Cancum. Valeu muito a pena a viagem para Tulum.

O Restaurante Benazuza
À noite saímos para jantar no excelente Restaurante Benazuza, indicado pelo Trip Advisor, como o melhor de Cancun, localizado no Hotel Grand Oasis Sens. O Benazuza foi uma opção rara e apresenta uma noite inusitada e inesquecível. Possui uma culinária “fusion”, moderna, com fortes experimentos. A noite começa com uma degustação e apresentação de drinks sólidos. É realmente curioso provar uma margherita em forma de geleia sobre uma banda de limão, ou whisky com mel esfumaçando numa infusão de hidrogênio. Depois dos drinks especiais, o menu degustação segue com as mesmas características. O jantar degustação vai ficar para o rol dos inesquecíveis.


Leia mais:
Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Comment (1)
mariel
14 abr 2017Lugares lindos